Supernatural 4x05 - Monster Movie


Depois que uma série alcança sua terceira temporada e conquista uma legião de admiradores pelo mundo, é comum os produtores investirem em episódios que fogem do padrão comum do seriado, apostando na criatividade e no bom humor para desenvolver suas histórias. Quando isso acontece, nota-se a tranquilidade dos realizadores, que trabalham o roteiro do modo como querem, podendo fugir do "arroz com feijão" sem medo de comprometer a qualidade do que está sendo visto. Em "Buffy", tivemos bons episódios que seguiam esse estilo. Por exemplo, o episódio musical "Once More, with Feeling" (em que todo elenco demonstrou talento na voz) e até mesmo aquele centrado na morte de um personagem querido (The Body) ou até mesmo focado num coadjuvante (Xander, em "The Zeppo")

"Supernatural" já tinha feito isto antes, no episódio clássico "Ghostfacers", da terceira anterior, quando teve como ponto principal uma equipe de caçadores de fantasmas realizando um programa de TV, investigando maldições e mistérios não-solucionados. Numa espécie de "spinoff", o episódio apresentava os irmãos Sam e Dean como apenas meros observadores da ação principal, enquanto seguia no formato de uma série nova, com abertura e pequenas chamadas sempre que voltava dos comerciais.

No quinto episódio da quarta temporada, intitulado "Monster Movie", mais uma vez a criatividade foi a aposta dos realizadores, pois o roteirista Ben Edlund (que inclusive roteirizou e produziu episódios criativos de outras séries como "Angel") resolveu homenagear os filmes de monstros clássicos da "Universal", da década de 20,30 e 40, como "O Lobisomem" (1941), "Dracula" (1931) e "A Múmia" (1932), além de fazer uma breve referência a "Frankenstein" (1931) e até "O Fantasma da Ópera" (1925). Com uma belíssima fotografia em preto-e-branco (aliás, um recurso que devia ser explorado mais vezes no cinema nos filmes de terror), o episódio foge completamente da mitologia da temporada, deixando de lado todo o drama dos quatro primeiros, para mostrar Sam e Dean como antigamente, trabalhando em conjunto para enfrentar um mistério em alguma região da América.

Desta vez, a ação acontece na Pensylvania (não podia ser Transilvânia), durante o famoso festival Oktoberfest, com a dupla investigando um caso envolvendo feridas no pescoço de uma jovem. Segundo as testemunhas, a garota teria sido atacada por um indivíduo "fantasiado" de Drácula (Todd Stashwick, que já fez outras criaturas em séries como "Buffy", "Angel", etc), inclusive com atos de intepretação do personagem durante o ataque. Parecia ser apenas mais um caso de vampirismo para os irmãos Winchester, mas logo novos corpos foram surgindo, trazendo evidências de que outras criaturas famosas do gênero estariam atuando na região.

"Monster Movie" possui bons momentos de entretenimento, principalmente para os mais saudosistas, e traz um certo alívio ao ver os irmãos novamente em ação, como nos velhos tempos. É muito bom ver Dean paquerando, enquanto Sam se mantém focado apenas no caso, como aconteceu por diversas vezes na série. Por outro lado, alguns equívocos podem influenciar na avaliação do episódio e precisam ser destacados.Primeiramente, um dos problemas do episódio vem exatamente no contraste em trabalhar com monstros sagrados e usar fotografia em preto-e-branco, mas mantendo a qualidade técnica de direção e efeitos especiais. Teria sido muito melhor se "Monster Movie" também fosse mal feito, com efeitos toscos e edição confusa, como muitos filmes da década de 30 eram. Apenas os créditos de abertura mantiveram o clima da época, além de alguns posicionamentos da câmera (como os zooms exagerados), o que não justifica o episódio inteiro ser preto-e-branco - ainda que a expressão "preto-e-branco" também possa significar "mais do mesmo".

Outra falha que os fãs podem notar está no fato de Dean não ter percebido a menção ao Jonathan Harker (personagem da história de "Drácula"), ficando a cargo de Sam a descoberta. Ora, durante toda a série, Dean sempre foi a referência aos clássicos do gênero, remetendo seus comentários a filmes e personagens conhecidos, e não Sam. Também é de estranhar a dupla não ter notado uma coincidência em relação ao nome da atendende, Lucy, outro nome da clássica história.

E a conclusão também deixou a desejar. O confronto com o vilão poderia ter sido melhor realizado, utilizando até mesmo outras referências aos duelos clássicos do cinema. As produções clássicas podiam ter defeitos em sua realização, mas sempre caprichavam no duelo final, entre os mocinhos e o vilão.

Ainda assim, "Monster Movie" é um bom episódio, divertido e nostálgico. Ver os agentes Angus e Young em ação, o Drácula pedir pizza, e as citações a "Abbott e Costello" e seus encontros, "Porkys 2" e ao novo "Indiana Jones" farão a conferida valer muito a pena.

0 Necronomicon:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial