Supernatural - 4x06 - Yellow Fever

O Transtorno de Ansiedade, a Síndrome do Pânico, as Fobias específicas,...enfim, são doenças psíquicas graves que dificilmente são levadas a sério. Quem sofre de alguns desses males sabe o quanto se torna difícil se relacionar com as pessoas, viver em sociedade ou conviver com determinadas emoções. Sempre estão relacionadas com algum trauma, alguma decepção, falta de perspectiva sobre alguma coisa, mas sempre têm como sintoma mais visível o MEDO. Há cerca de três anos, quando enfrentei algumas dificuldades financeiras associadas a uns problemas no emprego, fui vítima do Transtorno de Ansiedade e, depois, da Síndrome do Pânico. Por diversas vezes, fui levado ao médico às pressas, acreditando estar prestes a ter um ataque cardíaco; tive que me ausentar de eventos e até salas de cinema nos momentos de crise extrema. É um mal que deve ser tratado com medicamentos e terapia, mas, também (e principalmente) com respeito pelas pessoas que convivem com alguém nesse estado.

No episódio "Yellow Fever", o sexto episódio da série "Supernatural", o medo e a ansiedade são apresentados de forma sobrenatural e cômica, quando Dean, acometido por uma doença fantasmagórica, passa a temer tudo e todos. Logo na cena inicial, vemos Dean fugindo do que parecem ser os "cães do inferno", mas depois é revelado como apenas uma cadela yorkshire. Dois dias antes, vemos os irmãos rumando para mais um mistério: algumas pessoas estão literalmente morrendo de medo numa pequena cidade do Colorado. Atestados como vítimas de ataque cardíaco, essas pessoas, outrora saudáveis, são sempre encontradas com estranhas feridas na pele. Durante a autópsia, revela-se a condição normal dos órgãos, quando Dean é obrigado a segurar um coração, o que, aparentemente (leia mais no final do texto), gera a contaminação da tal doença do episódio. Pesquisando a relação entre as vítimas, os irmãos descobrem uma fábrica onde vive um espírito vingativo que amaldiçoa as pessoas que têm contato com ele, e são obrigados a correr contra o tempo para evitar que Dean tenha um enfarte nas próximas horas.

"Yellow Fever" é um episódio divertidíssimo, graças, mais uma vez, à atuação carismática de Jensen Ackles. É hilário acompanhar as "crises" de Dean, quando ele precisa enfrentar situações comuns para os irmãos como fingir uma identidade falsa, invadir lugares assombrados, encarar animais peçonhentos e fantasmas. Num dos momentos mais engraçados do episódio, Dean solta um grito estridente quando um gato surge num armário durante uma investigação, deixando Sam boquiaberto. Em outro, ele canta e interpreta "Eye of the Tiger", da banda Survivor, até ser incomodado por Sam - momento que mereceu até destaque durante os créditos, mostrando o talento do ator em divertir o elenco.


Mantendo a mitologia da temporada em pauta, principalmente quando Dean tem uma visão assustadora do irmão com os olhos amarelos (daí o título do episódio), e também quando surge a pequena Lilith para assustar o rapaz e acelerar seu sofrimento, o episódio deixa no ar o real motivo da contaminação de Dean. Segundo Lilith, "você sabe o porquê. Escute seu coração". De acordo com algumas informações reveladas na internet, trata-se de um segredo que Dean esconde e será revelado apenas no décimo episódio dessa temporada.

Até o momento, no sexto episódio, podemos dizer que a série "Supernatural" está com uma ótima qualidade. Roteiros inteligentes e divertidos, a volta da bela trilha sonora, e a sensação perturbadora de um perigo maior prestes a acontecer. O difícil é manter a ansiedade até a exibição do próximo, um especial do "Halloween".


0 Necronomicon:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial