Um menino, prestes a servir de alimento para uma estranha mulher, resolve enrolá-la contando histórias de terror. A primeira é sobre uma múmia que é usada de instrumento de vingança por alguns alunos ("Lote 249", baseado num conto de Sir Arthur Conan Doyle). A segunda é sobre um gato que tem mais do que sete vidas e causa terror para um rico empresário, obrigando-o a contratar um assassino ("Cat from Hell", de George Romero a partir de história de Stephen King). Já a última é sobre um artista que faz um acordo com uma criatura para se tornar famoso, mas não cumpre sua parte ("Lover's Vow", roteiro de Michael McDowell).
Sou fanático por antologias. Cheio de histórias curtas e sombrias, esse estilo "fast food" é sempre bem visto, já que possui um roteiro ágil, poucos personagens e sempre um "host" para apresentar as histórias ao público. Gosto tanto que sempre caço filmes do estilo, assisto a diversas séries (adoro "Hitchcock Presents", que é exibida pelo "TCM" aos finais de semana), apesar de sempre confundir os longas que as exibem.
No caso de "Contos da Escuridão", gosto das três histórias dentro de suas limitações. Mas, a mais trash e divertida é a segunda, com seu final bizarro e diferente. A da gárgula também é boa, apesar de previsível e possuir efeitos fraquinhos. Já a da múmia é um pouquinho chatinha, mas possui um final interessante.
É curioso encontrar atores conhecidos em seu início de carreira ou pagando mico em antologias. Aqui, temos jovens Christian Slater, Steve Buscemi e Julianne Moore. Os três estão na segunda história, com seus destinos trágicos, nas mãos de uma múmia vingativa.
"Contos da Escuridão" é um bom filme. Teve continuações inferiores e imitações, mas vale uma oportunidade. Também possui um fácil download na internet (inclusive no YouTube) para aqueles que desistem de esperar a boa vontade de uma distribuidora.
Este post faz parte uma série proposta neste tópico.





1 Necronomicon:

Assisti esse filme há pouco tempo e gostei bastante, bem acima da média.
Bom, já que você gosta de filmes antológicos, eu deixo como sugestão ”Pesadelos diabólicos”, acho que deve conhecer, mas enfim. Tô atrás da série que deu origem ao filme.

4 de março de 2009 às 14:19  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial