[CineFantasy] "The Hideout"


O interessante de participar de festivais como "SP Terror", "Fantaspoa", "Mostra BR" e o "CineFantasy" está na possibilidade de assistir a produções que dificilmente chegarão ao circuito comercial no Brasil. Curtas sombrios, longas de países onde você nem imaginava que seriam capazes de produzir algo pelo gênero; uma vez ou outra, aparece algum filme que você até estranha o fato dele nunca ter sido lançado em DVD no seu país devido ao seu conteúdo atraente e sua qualidade praticamente impecável. É o caso, por exemplo, da produção que vi no sábado (dia 14), em mais uma visita à Biblioteca Viriato Corrêa para encontrar amigos e se assustar com alguma pérola do terror cinematográfico.

Trata-se de "Il nascondiglio", exibido com o título em inglês "The Hideout" (O Esconderijo) - produção italoamericana, lançada em 2007, dirigida e roteirizada por Pupi Avati (que fez aquele filme de zumbis legais, o tal do "Zeder") com adaptação de Francesco Marcucci. Apesar de ser mais italiano do que da terra do Tio Sam - inclusive com uma atriz italiana como protagonista, Laura Morante -, o filme é falado em inglês e tem atores americanos como Treat Williams e Burt Young (sim, aquele da franquia "Rocky") e ingleses, como Rita Tushingham e Tom Rottger-Morgan. Infelizmente, o longa foi exibido sem legendas no festival, o que afastou alguns fãs do gênero que pretendiam acompanhá-lo.

No enrendo, após uma introdução num convento, com o desespero de algumas freiras quanto ao comportamento de duas jovens, o filme salta 50 anos, e acompanhamos a bela Lei, que acaba de sair de uma instituição mental, onde ficara para se recuperar do suicídio do marido. Com grandes pretensões como abrir um próprio restaurante, a mulher acaba alugando o casarão (o tal convento do início do filme), enquanto se organiza para seus novos propósitos. No entanto, ao passar a primeira noite no local, ela já percebe que a casa pode não estar tão vazia quanto ela imaginava.

Atormentada por assustadores cochichos - que mesclam o infantil com o sombrio (lembra do Smeagol?) - Lei não sabe se aquilo se trata de reflexos de sua passagem na instituição mental, onde ela dizia ouvir vozes, ou se há pessoas morando no ambiente. E a cada investigação e descoberta, ela percebe que pode estar mexendo com um passado que muita gente que enterrar, ao passo que a realidade aterrorizante vem aos poucos à tona. "Encontram três corpos, duas pessoas desapareceram; não havia pegadas na neve que indicassem que alguém saiu da casa após os crimes".

Para aproveitar ao máximo o seu conteúdo, o ideal seria não saber nada a respeito do filme; esperar que as surpresas saltem aos seus olhos, acompanhando a belíssima trilha e fotografia escura; além do clima de produção antiga de terror, com neblinas artificiais e rangidos de madeira.

É triste saber que muitos infernautas não terão acesso ao filme, caso alguma distribuidora não arrisque seu lançamento por aqui. Assim, fica a dica para que alguma empresa nacional lance a produção por aqui; ou algum blog de download legende-o para os fãs do gênero. Vejam o trailer e digam se não vale a pena:






0 Necronomicon:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial