O Boca do Inferno está fazendo a cobertura de mais uma mostra de Cinema! Depois do SP Terror, do Fantaspoa, da Mostra BR, agora chega a vez do prestigiado CineFantasy, o 4 Festival Curta Fantástico, com exibição de filmes fantásticos no "Centro Cultural Banco do Brasil", no "Cine Olido" e na "Sala Luiz Sérgio Person" (Biblioteca Viriato Corrêa). Nossos colaboradores estão enviando suas análises das produções exibidas nos dias 6 a 15 de novembro, e você poderá conferir com exclusividade os detalhes no site e nos blogs de parceiros.
No dia 12, fui ver dois filmes na Biblioteca: o documentário brasileiro realizado por estudantes de audiovisual de São Paulo intitulado "Submundo Sangrento" e o terror com zumbis em formato de falso documentário, "Reel Zombies" - ambas produções recomendadíssimas.


No caso de "Submundo Sangrento", temos diversos depoimentos e trechos de cineastas que contribuem para o terror underground nacional, em sua tentativa desesperada de buscar patrocínio e apoio. Fernando Rick, Rodrigo Aragão, Dennison Ramalho, entre outros, como o pessoal responsável pelo excelente "Cine Horror". Cenas de tosqueiras divertidas como "Feto Morto" e até "Mangue Negro" rechearam a produção de dez minutos, bem dirigida e editada. Parabéns às meninas pela ousadia e pelo talento demonstrados.


Depois teve início o falso documentário "Reel Zombies", mostrando uma equipe de produção de filme de terror, querendo realizar um longa de zumbis reais num mundo apocalíptico. Acostumados a fazer produções de ficção como "Zombie´s Night 1 e 2", o grupo mostra passo-a-passo o processo de desenvolvimento de um filme real com mortos-vivos, desde a seleção de atores, ensaios, reuniões de criação, testemunhos...Em seus 97 minutos, acompanhamos com bom-humor a escalação e treinamento de zumbis "reais", enquanto pequenos acidentes acabam transformando o filme num documentário de despedida da equipe, em ataques isolados de mortos.


É difícil dizer quem copiou quem: George A. Romero, em 2007, lançou o seu "Diário dos Mortos", nuam produção caprichada e interessante, apesar de inferior a filmografia do cineasta; já "Reel Zombies" é de 2008, mas segue uma linha diferente de realização ao mostrar a versão final do documentário e não uma cãmera na mão de um grupo que luta para sobreviver ao ataque das criaturas. De todo modo, ainda prefiro o do Romero, mais movimentado e bem feitinho.


"Reel Zombies" perde um pouco do seu impacto ao trabalhar com o humor; mas, resgata a atenção pela presença ilustre de Lloyd Kaufman, da Troma, em um dos momentos mais divertidos do filme. E também vale pela edição esperta que não permite que o documentário se torne extremamente arrastado.
Enfim, uma tarde de terror de primeira, prestigiando um festival que esperamos que retorne como um zumbi todo ano!

0 Necronomicon:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial