Quando tudo indicava que teríamos mais um episódio descentralizado - isto é, com um enredo não relacionado à mitologia da temporada -, eis que os roteiristas tiram uma carta da manga e trazem uma das melhores histórias da série "Supernatural", ainda que a ideia não seja 100% original.

"The Monster at the End of This Book" não apenas traz situações interessantes, numa abordagem totalmente metalinguística, como também apresenta um novo personagem na temporada; alguém cuja relevância é mais assustadora até do que o despertar de Lúcifer. Para entender isso, basta imaginar o que aconteceria se você descobrisse que é apenas um personagem de um livro que alguém escreve...

Sam e Dean vão a uma livraria disfarçados de agentes do FBI com a intenção de desvendar mais uma aparição fantasmagórica. No entanto, são surpreendidos pelo vendedor que acredita que os dois fazem parte de uma brincadeira de RPG - aquele jogo em que as pessoas atuam como os personagens - relacionados ao universo da uma série de livros fantásticos intitulados "Supernatural". Durante a conversa com o vendedor, percebem que tudo o que fizeram até o momento está relatado nesses livros, e que há nerds e fãs de suas histórias bizarras e que conhecem sua jornada sobrenatural. Assustados os irmãos vão ao encalço do escritor para tirar satisfações, mas descobrem que até mesmo o autor não sabia da existência "real" dos personagens que protagonizam seus livros.

Então, tem início umas cenas divertidas quando os irmãos tentam de todo modo impedir que acontecimentos previstos no último livro da dupla se concretizem. Apesar do absurdo de tentarem evitar que coisas praticamente impossíveis como Dean ter "band-aids" floridos no rosto, o vidro do Opala quebrar-se e um certo atropelamento, eles descobrem que não dá para evitar o destino. O curioso é que eles lêem essas previsões, mas esquecem de observar que o próprio livro devia contar essas suas tentativas de burlar o futuro. Por exemplo, se Dean vai ser atropelado, devia estar no livro que o personagem já sabia disso e estaria disposto a evitar o atropelamento. Ou quando Sam lê as falas e gestos de Dean na lavanderia, devia estar escrito que Sam estaria lendo sobre eles no livro sobre a vida deles. Complicado, não? A desculpa para tal "furo" veio por meio do autor dos livros, quando este diz que não publica exatamente tudo o que sonha - tanto que, para manter a imagem de heróis - ele deixou de lado o vício de Sam por sangue demoníaco.

Com exceção dessa parte que envolve o livro publicado, as tais visões que inspiram o autor não são originais. Na série "Angel", tínhamos algumas previsões oriundas de dores de cabeça de personagens como a Cordélia. Ela previa os fatos e contava para os heróis para que estes fossem resolver os mistérios. Também não é original o confronto entre autores e suas criações, como já foi visto em diversos filmes e seriados.

Poderia ser um episódio curioso, mas não relacionado ao perigo maior da temporada, e ainda assim seria interessante. Porém, "The Monster at the End of This Book" foi mais além: temos um profeta, protegido por Arcanjos (fiquei curioso em conhecer esses "soldados de Deus"), a presença de Castiel, e a previsão de um encontro entre Sam e Lilith no final do episódio. Tudo isso culminando numa visão assustadora do que está por vir, e o caráter questionável de Zacariah.

Um episódio brilhante, de uma temporada excepcional!

0 Necronomicon:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial