Supernatural 4x19: "Jump the Shark"


Segundo o Wikipedia, a expressão "jump the shark" é usado pelos críticos e fãs de seriados de TV para classificar aqueles episódios ou momentos da série em que algo absurdo acontece, numa tentativa desesperada dos realizadores de aumentar a audiência de seu produto. Numa ironia típica dos roteiristas de "Supernatural" - que não tem problemas com a audiência - o nono episódio da quarta temporada surpreende por apresentar um novo personagem à trama fazendo com que os espectadores comecem a imaginar possíveis mudanças drásticas no futuro do seriado. Provavelmente, neste episódio, exclusivamente, a expressão também poderia ser traduzida como "pular a cerca", já que a história envolve um relacionamento de John Winchester fora do casamento e um irmão bastardo para Sam e Dean.

O episódio começa com uma mulher fugindo desesperadamente pelos cômodos de sua moradia até ser arrastada para baixo da cama por alguma criatura desconhecida. Momentos depois, Sam e Dean recebem uma ligação no celular do pai: um jovem quer entrar em contato com John, alegando ser seu filho. Acreditando se tratar de alguma armadilha sobrenatural, os irmãos Winchester realizam um encontro num restaurante e fazem alguns testes para indentificação de monstros com o rapaz, o tal do Adam Milligan - impressionante como os realizadores conseguiram encontrar um ator que se parecesse com os irmãos!

Sem provar suas teorias - para o descontentamento de Dean, que não queria acreditar que os sumiços misteriosos do pai teriam um fim extra-conjugal em Minnesota -, os irmãos decidem ajudá-lo o jovem a desvendar o sumiço misterioso da mãe. Ao constatar que a vítima serviu de alimento para alguma criatura desconhecida, o trio inicia uma investigação, ao passo que Sam, aos poucos, vai demonstrando um interesse de irmão mais velho em ajudar o novo membro da família, ensinando-o alguns truques e uso das armas. Tudo culmina numa revelação angustiante numa velha cripta, deixando em evidência os valores familiares de ambas as partes.

Entre discussões de ciúmes, "Jump the Shark" consegue manter a atenção do espectador e ser um episódio bastante divertido e sangrento graças a uns momentos envolvendo pedaços de corpos e tortura - algo não muito comum na série. Boas cenas de suspense e claustrofobia, uma criatura assustadora - mas poupada da maquiagem -, um final triste e silencioso e a constatação de que o destino dos irmãos não é bonito e não deve servir de herança para ninguém.

0 Necronomicon:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial